sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Página Branca - O Velho Sábio

- Ele vai recuperar, agora só precisa de descanso.
Respondeu a médica a Samantha que se encontrava ali no Hospital naquela manhã.
- Mas podes ir visitá-lo.
Seguindo as pisadas da senhora, lá foi ela até aquela sala com o coração a tremer e a pular ao mesmo tempo. Sentia-se culpada de certa parte pelo que aconteceu, se não tivesse sido ela, nada teria acontecido.
Olhando os olhos de Ryan disse-lhe:
- Desculpa, isto foi tudo culpa minha.
- Não! – Retorquiu Ryan desviando o olhar. – Sou eu que tenho de pedir desculpa por não ter conseguido cumprir aquilo que te prometi.
- Não sejas tonto, podias ter perdido a vida…
Sem deixar acabar, disse-lhe:
- Mas valia o esforço.
A conversa prolongou-se e ele lá ficou deitado naquela cama de Hospital. Os amigos mais próximos foram vê-lo também e os sorrisos foram-se confundindo com as lágrimas que o coração derramava.
Ao chegar a noite, um velho a seu lado, percebeu a dor do rapaz e disse-lhe:
- Dói, eu sei que dói! – Ryan admirado fita-o e antes que pudesse dizer alguma coisa o velho volta a falar-lhe. – Aquilo que sentimos é sempre demais para nós, é uma força sagrada que não conseguimos controlar. O amor é impossível de se conter e tu ainda és muito novo. Dizes que sentes e que amas, bem sei o que estás a viver, fico admirado como ao fim de tantos anos continuo a sentir o mesmo.
Ryan apenas o olhava e nada dizia.
- Deves pensar que sou um velho louco, ou que não sei o que digo. És livre de pensar o que quiseres, mas se fores humilde saberás dar o melhor seguimento a estas palavras. Aquela rapariga vive confusa, está à procura de uma resposta dentro do seu coração e tu vives ansioso pela resposta dela.
Olha para o teto e franzindo o nariz sob aquela luz do luar continuou:
- Conquistar é um dom que poucos possuem, muitos nem sabem como usá-lo. Mas deixa-me dizer-te, conquistar é como ir à pesca.
- Como ir à pesca? – Perguntou Ryan quebrando aquele extenso monólogo.
- Sim, porque tens de esperar, tens de agradar, tens de ser muito calculista e quando for o momento certo (pausa) as coisas acontecem.
Ryan não falou mais e o velhote calou-se.
No dia seguinte, Samantha trouxe-lhe um presente e veio fazer-lhe companhia mais uma tarde, também seria a ultima tarde ali, no dia seguinte teria alta e poderia regressar para casa.
Nesse dia Ryan pouco falou, ainda pensava nas frases que o senhor ali ao lado lhe tinha dito durante a noite. Quando ela se ia embora, chega perto de Ryan para se despedir e naquele momento o tempo parou. Ela beijou-o e foi-se embora.


[Foto by Contrail 09]



Comentários